formigaFormigas

Identificação e habitat
As formigas pertencem à ordem Hymenoptera e são insetos sociais, que dividem o trabalho e cuidam da prole. As construções das cidades possuem muitos locais favoráveis para que as formigas façam seus ninhos, como atrás de paredes, armários, tomadas, dentro de portas, janelas, rodapés e até mesmo dentro de aparelhos eletrônicos.
As formigas tem sucesso em uma grande variedade de ambientes. As diferentes espécies de formigas que se associam ao ambiente urbano compartilham características em comum:
– migram com grande facilidade;
– possuem reprodução por fragmentação da colônia, onde operárias partem com rainhas fecundadas e crias para novos locais, constituindo uma nova colônia.

Importância para a saúde e prejuízos econômicos
As formigas atacam alimentos deixados sobre as mesas, pias e dentro de armários. Algumas ainda podem picar e provocar alergias.
Além disso, elas podem danificar aparelhos eletrônicos, pois fazem seus ninhos dentro deles, podendo ocasionar curtos-circuitos.
Dentro dos hospitais, as formigas contribuem para as infecções hospitalares por transportarem diversos microorganismos patogênicos, como fungos e bactérias. Dentro das cozinhas, as formigas também são importantes, pois entram em contato com as fezes humanas dos banheiros e podem repassar as bactérias para outras alas, incluindo a cozinha e seus alimentos.

Curiosidades
– As formigas espreguiçam-se pela manhã quando acordam;
– A formiga levanta 50 vezes e puxa 30 vezes o seu próprio peso.

Entre em contato e solicite um orçamento

Clique aqui