A Importância da Limpeza da Caixa D’Agua

Manter a qualidade da água que chega a sua empresa também exige cuidados específicos. Higienizar a caixa d´água e executar uma manutenção frequente são medidas importantes para garantir que a água que sai da sua torneira seja apropriada ao uso domiciliar.

O caminho percorrido pela água até chegar a sua empresa através das tubulações públicas é bastante extenso, e por conta disso, a possibilidade de contaminação é grande. Apesar disso, a limpeza das caixas d´água muitas vezes é deixada de lado. O reservatório geralmente fica longe de vista e isso facilita ainda mais seu esquecimento, e é aí que mora o perigo.

Recomenda-se que a limpeza da caixa d’água seja feita pelo menos uma vez a cada seis meses. A responsabilidade das empresas fornecedoras de água em relação a qualidade da água vai até às ligações, daí em diante, o compromisso é do proprietário da residência ou da empresa. Por essa razão é importante que a caixa esteja limpa para receber a água que chega das tubulações públicas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das doenças no mundo estão relacionadas direta ou indiretamente à qualidade da água. O Brasil possui uma das melhores águas do mundo, nosso padrão de qualidade é alto, mas da saída da estação de tratamento até nossas casas o risco de contaminação é grande, especialmente porque as tubulações são bem antigas. São nessas tubulações que a água pode carregar resíduos metálicos e barro até os nossos reservatórios, e tudo isso é capaz de causar graves infecções intestinais.

É hora de limpar

A limpeza da caixa d’água deve ser programada para que o fechamento temporário do registro de água ocorra dias antes da manutenção. O ideal é que permaneça na caixa apenas a quantidade mínima de água suficiente para a limpeza.

Em função do risco associado à limpeza da caixa d’água, é recomendável que ela seja feita por uma empresa especializada já que a atividade deve seguir normas de segurança do trabalho, sendo primordial para quem vai desempenhar a limpeza o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) como botas de borracha, luvas apropriadas e cinto de segurança, treinamentos para trabalho em altura conforme NR-35 e a observação da norma da ABNT- BR 5626/98- Limpeza e Desinfecção de Reservatórios e Caixa d’água.

Durante a limpeza, o profissional de uma empresa especializada também pode diagnosticar facilmente possíveis problemas, como rachaduras na caixa d´água, que podem trazer infiltrações e outras dores de cabeça. Além disso, ele foi treinado para realizar a limpeza com os cuidados necessários para evitar a contaminação tanto de quem está limpando quanto do próprio reservatório.