Pernilongos

São conhecidas mais de 3.000 espécies de pernilongos, sendo que as mais conhecidas são: Culex quinquefasciatus, Aedes aegypti e Anopheles darlingi (agente transmissor da malária). Adultos apresentam corpo delgado, aparelho bucal adaptado a sugar. Tamanho varia de 3 a 9 mm. A coloração varia bastante de espécie para espécie, mas geralmente dentro de tons negro ou cinza. As larvas são aquáticas, habitando brejos, pântanos ou qualquer ponto onde seja mantida água parada. O tempo de desenvolvimento de ovo a adulto é em média de 10 a 14 dias, sendo que as fêmeas vivem de 1 a 2 meses. Os machos adultos se alimentam de seiva de plantas, enquanto as fêmeas adultas sugam sangue de aves e mamíferos, transmitindo doenças como a dengue, malária e febre amarela.

pernilongo-comumPernilongo comum
Os pernilongos do gênero Culex possuem coloração marrom claro, tem hábito noturno e ocorre durante todo ano. As larvas são aquáticas e constroem um tubo (sifão) junto de seu oitavo segmento abdominal, o que lhes permite respirar estando submersas, fazendo assim um contato com o meio externo. As fêmeas depositam os ovos em água parada e suja, poluída, com presença de matéria orgânica. Os pernilongos do gênero Culex podem transmitir a filariose.

Pernilongo da dengue (Aedes aegypti)Aedes-aegypti
O Aedes aegypti tem coloração preta e branca, tem hábito diurno e normalmente ocorrem mais nos meses chuvosos. Assim como o Culex, as larvas são aquáticas e constroem um tubo (sifão) junto de seu oitavo segmento abdominal, o que lhes permite respirar estando submersas, fazendo assim um contato com o meio externo. As fêmeas depositam os ovos em água parada e limpa. Em termos médicos, o Aedes aegypti é de grande importância por ser vetor da Dengue, Zika, Chicungunha e Febre Amarela.

Curiosidade
O zumbido dos pernilongos nada mais é do que o resultado do batimento de suas asas, que podem chegar a mil batidas por segundo.

Entre em contato e solicite um orçamento

Clique aqui